Como decorar ambientes pequenos

26 mar

Tons claros, móveis baixos e uso de tapeçaria são algumas alternativas para aproveitar bem os espaços e manter o apartamento aconchegante


Fazer de um espaço pequeno um lugar aconchegante, esteticamente agradável e, ao mesmo tempo, que ofereça ao seu usuário conforto não é tão difícil quanto parece. Entretanto, alguns cuidados precisam ser levados em consideração.

 

De acordo com a arquiteta da Emplavi, Suelene de Paula Guayer Wanderley, a primeira preocupação ao decorar uma unidade com dimensões menores é fazer com que o espaço possa suprir a necessidade de quem vai ocupá-lo. “É necessário aproveitar todos os espaços disponíveis”, afirma.

 

Entre os critérios usados pela arquiteta para que o ambiente ofereça uma sensação de amplitude está o uso de mobiliários um pouco mais baixos que o convencional, evitando móveis volumosos.

 

As cores também desempenham um papel importante na decoração de pequenos espaços. “O interessante é optar por tons claros nas paredes e nos pisos, o que torna o apartamento mais leve, com mais fluidez. A tonalidade das cores, sem dúvida, traz mais amplitude”, ressalta.

 

Outra dica que pode fazer a diferença na hora de montar o apartamento é a utilização de muita transparência, por meio de vidros. “Tudo isso valoriza o espaço e mantém o ambiente bonito e leve, oferecendo mobilidade ao usuário”, diz.

 

Suelene destaca outro ponto importante na decoração. “O que dá uma sensação de extremo aconchego é a tapeçaria. Mas é preciso ser criterioso. Uma alternava viável seria usar tonalidades, em uma das paredes, que combine com o tapete”, conclui.

 

A arquiteta já decorou unidades de diversos empreendimentos da Emplavi. Entre eles estão o Top Master, o Garden Park, o Park Ville, o Le Monde, o Montserrat e o Mont Blanc.

 

Dicas:

  • Aproveite todo espaço disponível;
  • Para que um ambiente dê a impressão de amplo opte por móveis mais baixos;
  • Evite mobiliários volumosos;
  • Predomine os tons claros na parede e nos pisos;
  • Utilize a transparência, por meio de vidros. O espaço fica mais valorizado e leve;
  • A tapeçaria dá a sensação de aconchego.

 

 

 

 

About these ads

Uma resposta para “Como decorar ambientes pequenos”

  1. Ana Graciele 29/03/2011 às 15:58 #

    Nossa, adorei as dicas!!! O apê que eu e meu noivo vamos comprar é pequeno e já estavámos pensando em como deixá-lo mais aconchegante. Com essas dicas ele ficará lindo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: